CABUL - Uma televisão privada afegã anunciou na manhã desta segunda-feira, 23, que o líder do Taleban no Afeganistão, o mulá Mohammad Omar, foi localizado morto no Paquistão, país vizinho. O fato, contudo, foi desmentido pouco depois por porta-vozes do movimento insurgente.
Segundo a "Tolo", que cita fontes da inteligência afegã sem identificá-las, o mulá Omar teria sido morto há dois dias quando se deslocava entre a localidade de Quetta e a província do Waziristão do Norte, em território paquistanês, na fronteira com o Afeganistão.
Desmentidos
À Efe, o porta-voz taleban Zabiullah Mujahid desmentiu pouco depois o anúncio. Um porta-voz oficial do Exército do Paquistão, Athar Abbas, disse por telefone à Efe em Islamabad desconhecer a possibilidade de que o mulá Omar tenha sido abatido em território paquistanês.
A principal agência de inteligência afegã informou que perdeu o rastro do mulá Omar há quatro dias e que, segundo suas fontes, a direção do Taleban também perdeu o contato com seu principal líder.
Mohammed "Omar desapareceu do local do Paquistão onde viveu nos últimos 11 anos, entre a cidade de Quetta e a passagem de Chaman, na fronteira afegã", afirmou à imprensa local o porta-voz do Diretório Nacional de Segurança afegão.
Ele acrescentou que, graças a suas fontes infiltradas nas fileiras taleban, a inteligência afegã foi informada de que Omar perdeu contato com o resto dos líderes insurgentes afegãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário