O major Marcus Bouças, da Força de Pacificação no Complexo do Alemão, informou no início da noite desta quarta-feira (7) que 1.700 homens, incluindo policiais militares, permanecem com a operação iniciada na noite de terça-feira (6), após um comboio de pelo menos dez carros com 50 traficantes armados invadiu uma das favelas do Alemão. Segundo informações recebidas, os bandidos seriam remanescentes da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, vizinha ao Alemão.
Secretário de Segurança diz que ataques foram articulados por traficantes de outras favelas
Veja fotos da noite de ataques no Alemão
Segundo Bouças, a operação acontece em todo o Alemão, porém há uma maior concentração de homens nos morros do Adeus e da Baiana, comunidades que integram o complexo.
- Estamos realizando a operação desde terça a noite para inibir um eventual ataque dos traficantes na região.
Para a Secretaria de Segurança e o Exército, traficantes estariam mobilizando os moradores do Alemão e da Penha contra os militares após o anúncio de que a Força de Pacificação permanecerá mais tempo do que o previsto no conjunto de favelas. A determinação é que a ocupação continue até julho do ano que vem, quando serão instaladas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).
Em entrevista coletiva nesta quarta (7), Beltrame confirmou que o ataque partiu de traficantes que invadiram o Alemão, segundo o R7 havia antecipado com exclusividade no dia anterior. Após os ataques de terça, a Polícia Militar ocupou as duas comunidades por tempo indeterminado.
Força de Pacificação divulga vídeo e denuncia tráfico de drogas na região
Na terça-feira (6) a Força de Pacificação do Exército divulgou um vídeo com imagens de um suposto ponto de venda de drogas na comunidade da Vila Cruzeiro, no complexo da Penha, zona norte do Rio de Janeiro. As imagens mostram homens na rua 9 da favela com sacolas aparentemente cheias de drogas. De acordo com a gravação, o grupo vendia o material e contava dinheiro.
Segundo a Força de Pacificação, doze pessoas foram detidas e levadas para a delegacia após as gravações, porém a maioria conseguiu se desfazer das drogas e das armas antes de ser abordada. Apenas dois criminosos ficaram presos por associação ao tráfico de drogas.
A divulgação do vídeo ocorreu após um tumulto entre moradores do Complexo do Alemão com militares do Exército no último domingo (4). De acordo com o major Bouças, porta-voz da Força de Pacificação, o Exército foi chamado para terminar com uma confusão que ocorria em frente a um bar. Os moradores, no entanto, acusaram os militares de usar spray pimenta, balas de borracha e agir com truculência durante a confusão.
Assista ao vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário