A convite da empresa Dupont, os pesquisadores da Fundação Chapadão Edson Borges e Germison Tonquelski, responsável pelo setor fitossanidade e entomologia, respectivamente, estiveram visitando a universidade de Pordue, em Indiana, ocasião que tiveram a oportunidade de conhecer 2 dos 8 centros de pesquisa que a universidade tem nos EUA, onde trabalha com mais de 40 culturas; ensaio de pesquisa em soja com espaçamento de 19 a 77 cm entre linhas; população de 100 a 500 mil plantas por ha; área de plantio direto comparativo a convencional em rotação e sucessão de cultura com mais de 38 anos de instalação; uso de nitrogênio em soja; redutores de crescimento; milho bt; ervas daninhas resistente a glifosato; manejo de doenças em soja e milho.
A visita se deu no período de 24 a 29 de junho. Os dois pesquisadores, alem de fazerem estas visitam, fizeram apresentações dos resultados de pesquisa em soja, realizado na Fundação Chapadão. Anualmente a empresa Dupont tem realizados convites como estes. No ano passado os mesmos pesquisadores tiveram a oportunidade de conhecer a universidade do Tennessee.
“Este intercâmbio só nos engrandece cientificamente, amplia nossos relacionamento e promove troca de experiência levando nossos pesquisadores serem mais criativo e proativos. Para nós é até difícil imaginar que ha 15 anos atrás (27 de agosto de 1997), quando criamos a Fundação Chapadão, teríamos estas oportunidades e este reconhecimento. Isto é muito gratificante, disse o produtor rural e presidente da Fundação Chapadão, Adriano Loeff. (Com assessoria)